Diferença entre Botox e Preenchimento Facial

· 4 min read
Diferença entre Botox e Preenchimento Facial

É conhecida popularmente pelo nome de uma das suas marcas comerciais mais famosas, o Botox®. A marca de toxina botulínica que dominou a Odontologia Brasileira, pois facilitou o acesso de compra para os profissionais da saúde de todas áreas. O fato é que profissionais inexperientes usam pequenas doses para se sentirem tranquilos ou alguns, até mesmo, um ato proposital de subdosagem para manter o preço baixo. Isso dá às pessoas resultados variados de mau gerenciamento de rugas e efeitos. Essas sutilezas são o motivo pelo qual é importante encontrar um bom profissional para definir qual melhor opção. A dosagem é ligeiramente diferente para cada um dos produtos e os resultados que eles oferecem são sutilmente diferentes.

Como dormir após botox no rosto?

Depois que a aplicação de botox for feita, é importante não se deitar por pelo menos quatro horas. Isso porque, nesse tempo, a toxina ainda está fazendo efeito e qualquer “amassado”, como colocar o rosto no travesseiro, por exemplo, pode prejudicar o processo de “congelamento” do músculo.

Com isso, além de agir nas marcas existentes, atua prevenindo novas rugas. A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo que as rugas geram ao paciente. Comparado a cremes para rugas e linhas de expressão, o botox ® costuma trazer resultados mais visíveis. A toxina botulínica é uma substância extraida da bactéria Clostrídium Botulinum e tem por finalidade após a sua administração a paralisação do músculo. Ela é utilizada principalmente em marcas da face produzidas pelo movimento destes músculos. Você já pensou em se submeter a um procedimento estético para melhorar a aparência da pele envelhecida?

Diferenças entre Botox e Preenchimento

Por falar nisso, é preciso esclarecer quais são os profissionais que podem realizar os procedimentos. Muitas pessoas pensam que somente os médicos são capacitados, porém outras classes da saúde também podem fazer as aplicações, como os dentistas, por exemplo. A aplicação de Botox é um procedimento que apresenta contra-indicações. É importante realizar uma consulta médica para uma minuciosa avaliação. Só um dermatologista pode avaliar se o paciente pode ou não realizar o procedimento.

Quantos anos se rejuvenesce com botox?

O efeito do botox para rejuvenescimento dura, em média, de 4 a 6 meses, e esse efeito começa a diminuir gradativamente, quando ele pode ser, então, aplicado novamente. De qualquer forma, a durabilidade do efeito é bastante individual.

É aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário. Os efeitos iniciais tornam-se visíveis a partir de 72 horas, atingindo o efeito total em aproximadamente duas semanas. O tempo de duração é de 4-6 meses, dependendo do metabolismo individual de cada paciente, da técnica de aplicação e da dosagem do tratamento. O Botox, também conhecido como toxina botulínica, é um procedimento amplamente conhecido por sua capacidade de suavizar as rugas e linhas de expressão. Ele age através do enfraquecimento temporário dos músculos faciais responsáveis pelas rugas dinâmicas.  curso de toxina botulínica  se formam devido à contração repetitiva dos músculos ao longo do tempo, como as rugas ao redor dos olhos (pés de galinha) e as rugas na testa.

Quais são os resultados esperados?

Sendo assim, mesmo depois da aplicação, é sua responsabilidade atender o cliente, caso ele queira ter o seu auxílio nesse momento. A toxina botulínica é um elemento que deve ser injetado, em pequenas doses, nos pontos específicos em que o paciente deseja prevenir ou diminuir as rugas. Como ela é vendida em pó, você tem que diluir a substância em soro fisiológico para criar a solução que será injetada. Apenas a avaliação do Dermatologista, profissional capacitado e habilidoso irá esclarecer quais os procedimentos indicados para o seu caso. Por fim, é preciso salientar que ambos procedimentos elevam a autoestima e a autoconfiança e, consequentemente, trazem mais bem-estar e qualidade de vida.

Quais as desvantagens da toxina botulínica?

Quando aplicado em regiões inadequadas, o botox causa efeitos indesejados como face “engessada”, assimetria – lado diferente do outro, pálpebra caída, entre outros. Além disso, ainda pode prejudicar movimentos necessários para sobrevivência, como deglutir, respeitar e mastigar.

Você não precisa escolher entre um ou outro procedimento, ambos podem ser feitos juntos, cada um atuando a sua maneira, para obter um resultado ainda melhor. Para isso, é fundamental uma avaliação de um profissional capacitado, como o Dr. Fabricio Pessone, que é especialista em Harmonização Orofacial e membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial. Como já falei por aqui, a toxina botulínica também é usada fora do viés estético. O bruxismo, por exemplo, é aquela condição clínica onde o paciente aperta ou range os dentes involuntariamente, prejudicando a saúde bucal. (Em parte) O procedimento de uma forma geral é bem tolerado pela grande maioria dos pacientes e é realizado com agulhas finas, mais finas com que as utilizadas nas insulinas.

Qual a diferença entre Botox e Ácido Hialurônico

Já a aplicação de Ácido Hialurônico repõe o volume perdido de determinadas áreas da face e melhora visivelmente o contorno do rosto, atuando, por consequência, na redução da flacidez. A aplicação da toxina botulínica serve para prevenir e atenuar as rugas e linhas de expressão. Sua ação paralisante atua contra a formação dos sinais de envelhecimento, principalmente os pés de galinhas no rosto. A substância também pode ser indicada no tratamento de algumas doenças. Tais rugas e linhas de expressão aparecem na região dos olhos (os chamados “pés de galinha”), região da testa e espaço que fica entre as sobrancelhas. O botox inibe a ação de um neurotransmissor, a acetilcolina, que atua enviando “ordens” para que os músculos da face se movimentem. Sem a movimentação muscular, não há formação de rugas, mesmo que o paciente realize os movimentos continuamente. E é por isso que ele previne também o surgimento de novas rugas, pois suaviza a movimentação que causa as marcas. A toxina botulínica é usada para tratar as rugas provocadas pelo movimento dos músculos faciais, as chamadas rugas de expressão ou rugas dinâmicas, por exemplo as formadas na testa quando levantamos a sobrancelha. Quando aplicamos essa substância, ocorre relaxamento do músculo tratado. A toxina botulínica trata os músculos com precisão, permitindo ao médico definir o efeito desejado.

O que acontece quando o botox não pega?

Se o seu Botox não está surtindo efeito, provavelmente o seu profissional está diluindo a toxina em mais solução salina do que o normal recomendado. Dessa forma, ele consegue aplicar a toxina mais vezes.